Qua, 19 de fevereiro de 2020, 10:38

Posgrap realiza treinamento sobre Plataforma Sucupira
Encontro foi direcionado para corpo docente e administrativo dos programas de pós-graduação
Objetivo é inserir os dados dos programas referentes a 2019 na plataforma. (fotos: Schirlene Reis/ Ascom UFS)

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Posgrap), juntamente com a Coordenação de Pós-Graduação (COPGD), realizou capacitação sobre o preenchimento das informações pelos programas de pós-graduação da UFS na Plataforma Sucupira. O evento aconteceu nos dias 17 e 18 de fevereiro, na Didática VII, campus de São Cristóvão.

Devido às alterações ocorridas na plataforma em 2019, assim como no modelo de avaliação dos programas de pós-graduação pela Capes, a Posgrap viu a necessidade de disponibilizar o treinamento a coordenadores, secretários e corpo docente dos programas para que eles possam, em conjunto e devidamente instruídos, inserir os dados dos programas referentes a 2019 na plataforma.

A atividade foi ministrada por Marco Antônio Gomes Santos, secretário do Programa de Pós-graduação em Biometria e Estatística Aplicada (PPGBEA) da Universidade Federal Rural de Pernambuco(UFRPE). Marcos possui experiência de trabalho com a Plataforma Sucupira por desempenhar essa função administrativa no PPGBEA há mais de 15 anos.

Atividade foi realizada na Did. VII, nos dias 17 e 18/02, e ministrada por Marco Antônio Santos (PPGBEA)

De acordo com a Capes, a Plataforma Sucupira é uma ferramenta para coletar informações, realizar análises e avaliações, na qual todas as informações dos programas de pós-graduação são preenchidas, sendo base de referência do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG).

É por meio da plataforma que as áreas de avaliação e a Capes vão conhecer o programa e fazer a avaliação, por isso é importante que as informações preenchidas pelos programas estejam corretas e completas.

De acordo com o professor Gladston Rafael, coordenador de pós-graduação da UFS, “a pós-graduação da universidade é jovem e encontra-se em consolidação se compararmos com outras instituições mais antigas. Dessa forma, não podemos nos permitir errar nas informações que vamos apresentar à Capes, já que a plataforma é a vitrine do programa”.

Com informações da Posgrap

Atualizado em: Qua, 19 de fevereiro de 2020, 10:47