Perguntas Frequentes

- Onde eu posso acessar a rede sem fio? 
Veja um mapa de onde acessar que é atualizado à medida que novos APs são instalados ou que unidades tornam-se membros do eduroam. Você também pode acessar a rede sem fio eduroam em mais de 70 paises. Para saber o local mais próximo com acesso eduroam, baixe o aplicativo eduroam Companion para Android ou iOS.
Mapas rede eduroam na UFS

  • Campus São Cristóvão - MAPA
  • Campus Itabaiana - MAPA
  • Campus Lagarto - em breve
  • Campus Nossa Senhora da Glória - MAPA
  • Campus Laranjeiras - MAPA

Mapa eduroam global -  http://monitor.eduroam.org/eduroam_map.php?type=all

Obs.: Somente a rede sem fio eduroam é administrada pelo Núcleo de Tecnologia da Informação, todas as demais redes sem fio não são homologadas e, portanto, não possuem suporte e controle de segurança da equipe técnica da UFS.

- Sou membro da UFS, mas estou viajando. Como faço para acessar o eduroam fora da UFS?
Se você já configurou e usou o eduroam na UFS, não precisa fazer nenhuma configuração adicional, basta encontrar a rede eduroam e se conectar. Caso você não tenha feito a configuração ainda, utilize os nossos tutoriais de configuração. IMPORTANTE: sempre instale a ferramenta de auxílio de configuração do eduroam da UFS (https://cat.eduroam.org/?idp=1998&profile=3486).

- Sou membro de outra instituição e estou visitando a UFS, como faço para acessar o eduroam ?
Se você já usa o eduroam em sua instituição de origem, não precisa fazer nenhuma configuração adicional, basta encontrar a rede eduroam e se conectar com as mesmas credenciais que você usa em sua instituição. Caso você não tenha feito a configuração ainda, verifique os procedimentos no site de sua universidade ou centro de pesquisa.

- Não sou membro de instituição, mas estou visitando a UFS, como faço para acessar o eduroam ?

Para os visitantes da UFS que não possuem acesso à rede eduroam como membro de alguma instituição, está disponível em todo o campus a rede UFS-VISITANTE. O acesso à essa rede é livre, porém possui restrições de segurança e quantidade de conexões simultâneas. O acesso é disponibilizado somente para páginas da Internet, e-mail e redes sociais. Nenhum dado pessoal é coletado, porém o acesso é devidamente monitorado e qualquer violação legal será devidamente reportada às autoridades federais competentes.

- Quais placas de rede sem fio são suportadas ?

Recomendamos o uso de placas ou cartões compatíveis com o padrão IEEE 802.11n.

- Qual a velocidade da rede sem fio "eduroam" ?
A velocidade nominal é de até 300Mbps quando associado a APs padrão 802.11n. Porém, a velocidade efetiva é menor e depende do número de usuários simultâneos, da distância do equipamento do usuário até o AP, entre outros fatores.

- Qual usuário e senha devo utilizar para conectar na rede sem fio "eduroam" ? 
- Se você é aluno ativo da UFS, seu usuário é o seu login do SIGAA seguido do sufixo @ufs.br. Por exemplo:  maria@ufs.br. Para se conectar, use a sua senha do SIGAA.
- Se você é técnico ou docente ativos, seu usuário é o seu login do SIGRH seguido do sufixo @ufs.br. Por exemplo:  joao@ufs.br. Para se conectar, use a sua senha do SIGRH.
Obs: Os técnicos terceirizados que possuam cadastro no SIGRH ou SIPAC também poderão aessar a rede eduroam conforme orientação acima.

- Quais os sistemas operacionais suportados ?
Estão disponíveis tutoriais de configuração para os sistemas: Windows, Linux, Mac OS, iOS e Android.

- É possível conectar na rede sem fio "eduroam" usando equipamentos com sistema Windows Mobile ? 
Por enquanto não, pois este sistema operacional não suporta os protocolos de autenticação utilizados na infraestrutura eduroam.

- Meu sistema operacional não está listado nos itens acima. Ainda assim é possível conectar na rede eduroam ? 
Se o sistema operacional tem suporte a PEAP- MSCHAPv2 ou TTLS-MSCHAPv2,  provavelmente você poderá se conectar na rede eduroam. Para isso, você precisa instalar o certificado digital da UFS e configurar os seguintes parâmetros de conexão:
Segurança sem fio: WPA2 empresas
Autenticação: PEAP (ou TTLS)
Identidade anônima: pode deixar sem preenchimento
Certificado CA: navegue até o local em que você baixou o certificado da UFS e o selecione
Autenticação interna: MSCHAPv2
            ATENÇÃO: Para se conectar, você deve usar sua senha e seu login no formato conforme orientação na pergunta 6.
 
- É necessário instalar algum software adicional para conectar na rede "eduroam"?
Sim, é necessário instalar um software para autenticação segura se você usa Windows Vista ou 7, ou um perfil de configuração no caso de equipamentos iPhone/iPad/iPod. Nas principais distribuições de Linux e Android não há necessidade de instalar softwares adicionais. Os instaladores da rede "eduroam" estão disponíveis aqui .

- Fiz a configuração do eduroam no meu celular Android, mas às vezes não consigo conectar. O que fazer?
Detectamos um problema nas versões de Android anteriores a 4 que impedem a conexão na rede eduroam em determinados momentos. Possivelmente isso está relacionado a um problema com a funcionalidade de "Armazenamento de credenciais" do Android, que não permite acessar o certificado digital armazenado no celular e portanto não consegue estabelecer conexão com a rede eduroam. É possível contornar esse problema rebootando o aparelho. As versões de Android 4 ou superiores NÃO apresentam o problema mencionado.

- Posso fazer a configuração em meu SO sem usar a informação de certificado digital disponibilizada?

Recomendamos fortemente a instalação e uso do certificado digital disponibilizado. O certificado digital provê um nível maior de segurança para o tráfego de sua senha e de seus dados, pois ele dá uma garantia de que seu computador está se conectando e fornecendo uma senha de acesso para a rede da UFS e não para uma rede de terceiros. Dispositivos Apple dependem da instalação do certificado é para a conexão.

- Qual a velocidade da rede sem fio "UFS-VISITANTE" ? 

A velocidade é limitada em 5 Mbps por usuário e depende do número de usuários simultâneos, da distância do equipamento do usuário até o ponto de acesso, entre outros fatores.

- O uso dessa rede é segura?

Todo tráfego das redes da UFS está sob monitoramento da Coordenação de Redes com a utilização de sistema de segurança pró-ativa. O uso da rede se destina exclusivamente para fins acadêmicos. Não nos responsabilizamos pelo conteúdo externo acessado pelos usuários. Este é um serviço público oferecido pela instituição e quaisquer violações legais detectadas pela equipe de segurança serão reportadas às autoridades competentes.

Em caso de minha dúvida não tenha sido respondida aqui, como devo entrar em contato?

Envie sua dúvida através do e-mail eduroam@ufs.br que responderemos tão logo seja possível.